Como assim uma Nutrição sem Dietas?
- Nutrição sem Pressão
- Sep 8, 2019
- 2 min read
Eu sei, você deve estar se perguntando que história é essa de "não fazer dieta". Afinal, você provavelmente fez dietas a vida inteira ou está rodeado de pessoas que fazem. Talvez você deva até estar pensando... "Que loucura é essa?"

Eu sei, parece estranho!
Mas deixa eu te fazer alguns questionamentos...
Quantas dietas você já fez?
Você perdeu o peso desejado? Você recuperou este peso, talvez um pouco mais, depois que a dieta acabou?
Pois é. Você não é o único.
Vamos imaginar um cenário em que você entra numa dieta, desafio, detox ou seja lá o que for. (OBS: se você tem uma condição clínica que justifique alguma restrição alimentar, o plano alimentar pode ser um aliado. O problema é a mentalidade de dieta!)
1) Hoje é domingo. Você pensa em fazer uma dieta por estar insatisfeito com seu corpo, por ordens do seu médico ou por pura pressão de alguém.
2) Como você vai começar na segunda, hoje é o dia de "se despedir" de tudo aquilo que você não vai poder comer na dieta. Então, faz a despedida completa: do doce, do salgado e em muita quantidade (quem nunca?).

3) Aí a segunda-feira chega. E você começa a fazer a dieta. Tudo parece bem no início. Parece até fácil. Tchau chocolate, tchau pizza!
4) Até que começa a ficar cada vez mais difícil. Você come de acordo com a dieta e ignora seus sinais de fome e saciedade. Você começa a tentar "enganar a fome" com água, café, chás e um monte de outras coisas que não te satisfazem realmente. Você faz receitas como "brigadeiro fake" e elas só te fazem desejar mais ainda o brigadeiro normal. 5) Do "nada", você começa a sentir fome. Uma fome fora do normal, que parece te consumir. E tudo que você consegue pensar é em C-O-M-I-D-A. E adivinha só: você quer exatamente aquelas comidas que você "não pode" comer.

Mas isso não acontece por que você é fraca ou sem força de vontade! É algo FISIOLÓGICO!
Seu corpo está em modo de escassez. Ele precisa de comida.
Então ele vai te mandar sinais como aumento do hormônio da fome, a grelina e do estresse, o cortisol. Já percebeu como seu humor muda quando você está de dieta? Pois é.
6) Esses sinais vão só aumentando e uma hora você não consegue mais "resistir". E aí acontece o que eu gosto de chamar de "chutar o balde". Você come e come, até conseguir se sentir satisfeito. Segunda eu começo de novo, afinal.
O problema é que, com o passar do tempo, você vai conseguindo ficar cada vez menos tempo seguindo a dieta. E cada vez mais tempo "chutando o balde". Você perde cinco quilos com a dieta e reganha sete. Faz outra dieta e perde dez, mas reganha 12.
Será que fazer dieta realmente funciona?
A resposta é NÃO!
Comer é mais complexo do que calorias e nutrientes. Comer envolve aspectos biológicos, sociais, psicológicos. Não podemos ver a alimentação só pelo lado biológico. Não está funcionando.
Quer saber mais? Fique ligado no nosso blog e assine nossa newsteller!
Comments