De Fit Mari a Nutrição sem Pressão
- Nutrição sem Pressão
- Sep 11, 2019
- 2 min read
A história que eu vou contar aqui pra vocês, nem todo mundo sabe.
Quando eu entrei na faculdade de Nutrição, eu estava no meio de um processo de emagrecimento. Um belo dia vi umas fotos que odiava e resolvi emagrecer. E emagreci mesmo, quase 20kg, chegando a um percentual de gordura de 19% em mais ou menos um ano e meio.
Nessa época, eu seguia todos os perfis fitness e queria ser nutricionista para deixar as pessoas fitness como eu. Eu, que ia para a academia todo dia e comia tudo regrado. Que recebia milhares de elogios por conta do meu corpo.
Nessa época também, eu tinha uma relação péssima com a comida e com meu corpo (que eu achava que era determinação). Pois, afinal, eu seria nutricionista e tinha que "dar exemplo de corpo e alimentação". Culpa e punição estavam mais próximos de mim do que nunca. E, apesar de eu nunca ter tido transtornos alimentares, o sofrimento era real e eu enxergava como "foco, força e fé".
Nesse momento você deve estar se perguntando, o que aconteceu então?
Como a Fit Mari virou a Mariana do Nutrição sem Pressão, que não prescreve dietas (nem faz)?

Não foi um processo fácil, nem foi de um dia pro outro. Mas eu lembro muito bem quando eu comecei a mudar minha cabeça com relação à isso.
No meu terceiro semestre da faculdade, fiz uma disciplina chamada "Comportamento Alimentar e Educação Nutricional" (CAEN) com uma professora que mudou minha visão de Nutrição pra sempre (alô, professora Cláudia!). Nessa disciplina, eu comecei a abrir meus olhos e parar de enxergar as coisas no modo "preto e branco".
Eu que antes achava que era só ter "foco, força e fé", comecei a ver que alimentação é muito mais do que aspectos biológicos e seguir uma receita. Que saúde é muito mais que um número na balança ou percentual de gordura. E foi aí que eu comecei a entender a tal da empatia e parei de ver as coisas da perspectiva do meu próprio umbigo.
Quando terminei o semestre, depois de muito estudo e experiências fantásticas, virou a chave na minha cabeça: "Eu não posso ser uma nutricionista que faz os pacientes se sentirem tão mal como eu me sinto com a comida!".
Depois desse dia, nunca mais fui a mesma nutricionista, nem a mesma pessoa. Comecei a ir atrás de conhecimento avidamente, fiz vários cursos, me especializei.
Quando eu finalmente criei o Nutrição sem Pressão, eu tive medo.
Quem vai querer uma nutricionista que não passa dietas? Que não promete emagrecimento milagroso?

Mas depois que eu me formei, eu me surpreendi. Quantas pessoas queriam mesmo uma nutricionista que não passa dietas! Afinal, elas já tinham feito mil dietas e todas elas falharam. Comecei no consultório assim que me formei e não podia acreditar que aquilo era real.. mas era!
As pessoas chegavam no consultório e falavam "bom, eu já fui em várias nutricionistas normais, sabe?" e eu parava e pensava "Nada mal, não ser normal então".
E foi só então, entrando na prática real, que a ficha realmente caiu.
Essa é a Nutrição que eu quero pro resto da minha vida.
Uma Nutrição sem Pressão!
Por Mariana Ribeiro.
Quer receber todas as nossas atualizações? Não se esquece de assinar a nossa newsteller!
Comments