O peso do peso na vida
- débora araújo
- Oct 8, 2019
- 2 min read
Atualmente, a preocupação com o peso tornou-se o centro da vida de muitas pessoas. Em um mundo, onde as redes sociais vendem alegria para quem veste 36, a relação com a balança tem ficado cada vez mais doentia.
O ganho de peso é algo punível socialmente. Olhar-se no espelho parece ser um momento de tortura e de autojulgamento ao menor sinal de mudança do corpo. Desconsidera-se as mudanças naturais do corpo, o contexto de vida, o sofrimento envolvido com a perda de peso, os métodos utilizados... Preocupa-se apenas com a aparência e com o que o outro irá pensar.
E o momento de escolher uma roupa para sair? Não se escolhe mais a roupa mais confortável ou que você mais gosta, busca-se aquela que lhe deixa mais magra. Fora aquelas pessoas que deixam de sair por estarem gordas e quererem fugir do que o outro irá falar.
O que isso quer dizer?
Isso significa que o peso do corpo tem ganhado uma importância ainda maior do que deveria, em contrapartida outras aspectos estão sendo deixadas de lado como a SAÚDE GLOBAL, principalmente a mental.
As pessoas não percebem que, à medida que gastam tempo, energia e DINHEIRO buscando esse peso ideal estão sustentando um mercado doentio, que gera insatisfação constante nas mulheres por exigirem padrões inalcançáveis.
A minha sugestão então para você que quer mudar a relação com peso é: ao olhar-se para o espelho, veja você de maneira COMPLETA. Evite emitir xingamentos para você mesma, pois isso gera ainda mais ódio ao seu corpo e não ajuda na mudança, apenas lhe trará mais sofrimento. Além disso, observe QUANTO você gasta em busca desse “peso ideal”, em detrimento de buscar investir na sua saúde global. Isso fará diferença na percepção desse mercado que está por trás dos padrões exigidos.
Débora Araújo
Psicóloga
(CRP: 11/10961)

Comments