top of page

Por que não focar no peso?


Estranho uma nutri se colocar dessa forma né?

- Eu sei, pode parecer no mínimo loucura, uma nutricionista falar que o peso não é o foco central do acompanhamento nutricional. Isso porque venho percebendo na nossa profissão um papel um pouco (ou muito) distorcido, associando a imagem do nutricionista a símbolos como balança, maçã e fita métrica. Mas, não somos fiscais nem de peso e muito menos de prato.


A nutrição vai muito além de um papel prescritivo, ao contrário, devemos nos colocar como facilitadores do processo, auxiliando o nosso paciente/cliente em suas demandas.


Ah! E se dentre as demandas o peso for uma questão, vamos acolher sim, mas trabalharemos dentro das nossas possibilidades. Nada de prometer o que não se pode cumprir, hein coleguinhas de profissão?!


Recentemente a Mari deu um exemplo em um post aqui que gosto muito e acho válido repetir, pois podemos perceber independente do peso, o que está ao nosso alcance para intervenção


"Se a pessoa pesa 150kg ou 55kg e se alimenta somente de ultraprocessados, com comportamentos de compensação inadequados, eu tenho que intervir na alimentação e promover mudança de comportamento (e consequentemente, promover saúde)"


Além disso, na prática clínica comumente vemos outros aspectos relacionados ao peso do peso, provenientes das amarras sociais. De que peso estou falando?


  • angústia

  • sofrimento

  • isolamento

  • inadequação

  • frustração





Cabe ressaltar ainda, que o peso reflete nossa composição corporal como um todo, aquele número na balança não quer dizer só gordura não meu povo, já imaginou que ali tem o peso dos órgãos, ossos, músculos, e é um "parâmetro" bem variável, podendo ser influenciada por diversos fatores, como:

- Hidratação

- Edema

- Constipação

- Uso de alguns medicamentos

- Período menstrual


E por falar em "parâmetro", será que esse peso mede felicidade?

Gostaria de lhe lembrar que você não é um número na balança, muito menos suas medidas e aí eu lhe pergunto, quantas coisas você tem deixado de aproveitar por não estar no peso tido como "ideal"?


Como seria deixar de se pesar toda vez que entrar na farmácia, na academia, que tal quebrar esse ritual?


Entendo que a abordagem não deve ter o peso como foco, mas sim, devemos trabalhar como é para o paciente/cliente a relação com esse peso, com o corpo e alimentação.



Whyllane Pinheiro

Nutricionista

CRN 6 – 26539/P

@nutrircomempatia



 
 
 

Comments


Inscreva-se na nossa Newsteller e receba nossas novidades de forma gratuita!

A Equipe Nutrição sem Pressão agradece!

© 2023 by Lea Beeauty. Proudly created with Wix.com

bottom of page