Saúde além do peso
- Whyllane Pinheiro
- Sep 19, 2019
- 3 min read
Oi gente, tudo bem? Quanto conteúdo bacana está surgindo aqui no blog né? E hoje vamos abordar os motivos para se pensar em uma saúde além do peso.
Primeiramente, gostaria de saber: o que é saúde para você? Já parou para pensar sobre? Será que saúde é só ausência de doenças?

- Não! Não mesmo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
Assim, podemos observar que esse conceito é bem amplo e que a saúde possui vários determinantes que influenciam sua condição. São eles:

Para exemplificar melhor as interferências desses determinantes, vamos imaginar as seguintes situações:
A- Aparecida, 30 anos, está desempregada, tem 2 filhos pequenos, mora em uma comunidade na periferia de sua cidade, na qual não há saneamento básico, seu esposo é auxiliar de serviços gerais, ganha mensalmente da empresa onde trabalha uma cesta básica com alguns gêneros alimentícios, e sua renda é de um salário mínimo para sustentar a família. Um feirante amigo da família sempre doa frutas e legumes que sobram da feira. Faz exercícios 5 vezes por semana, uma caminhada de 30 minutos no momento de ir deixar os filhos na creche.
B- Luana, 23 anos, estudante de arquitetura, solteira, mora com os pais em uma área nobre de sua cidade, a renda de seus pais soma 10 salários mínimos, pratica atividade física de domingo a domingo por 2h, tem preocupação excessiva com a alimentação e o corpo, quando consome algum alimento que considera “porcaria” passa ainda mais tempo na academia, evita situações sociais como aniversários e comemorações em família para não ter que sair da dieta.
C- Samara, 28 anos, é analista de sistemas, solteira, mora de aluguel no centro da cidade, preferiu morar nessa região por ser mais próximo de seu trabalho, possui renda de 4 salários mínimos, faz atividade física 3 vezes por semana durante 50 minutos, não se priva de nenhum grupo alimentar, costuma fazer refeições equilibradas, respeitando quantidade e frequência, sempre que possível aproveita os finais de semana para rever os amigos e a família que mora no interior.
Bem, apesar de situações hipotéticas, não é difícil comparar com a realidade, né???
E quanto ao peso? Imagina então quanto os diferentes contextos influenciam as escolhas alimentares (vamos falar mais sobre isso em outro post, alô Mari, coloca aí na programação!).
Não foi preciso mencionar o peso em nenhum dos 3 casos para dizer que ele não é um desfecho de saúde. Certo? Podemos observar atualmente o quanto esse conceito de saúde está deturpado, atrelando saúde a magreza, prática de dieta restritiva e exercício físico intenso, mas a conta não é simples assim, não é mesmo?
Dessa forma, olhar a saúde apenas na perspectiva de peso é incoerente, é preciso repensar sobre, afinal, peso não é um comportamento e enquanto profissionais de saúde devemos promovê-la em todos os tamanhos.
Sugiro que você olhe para as situações expostas e veja o que de fato é relevante. A partir disso, podemos concordar que falar sobre saúde é muito particular para cada indivíduo. Para tanto, devemos ampliar o conceito de saúde conforme os seguintes aspectos observados na figura abaixo:

Vamos repensar sobre...
O que é saúde para mim?
Como posso promovê-la?
Em qual aspecto/área preciso dar mais atenção nesse momento?
Whyllane Pinheiro
Nutricionista
CRN 6 – 26539/P
Não esqueça de se inscrever na nossa Newsteller!
Comentarios