Se não com o IMC, como saber meu peso saudável?
- Nutrição sem Pressão
- Oct 11, 2019
- 3 min read
A PERGUNTA DE OURO!
Mari, se você não considera o IMC um índice tão confiável assim, como você trabalha a questão do peso? Existe um peso saudável ou não?

Primeiro, se você chegou até aqui sem ler nenhuma outra postagem desse blog, volte duas casas e leia as seguintes postagens:
Sobre fechar a boca, malhar e ser um exemplo de nutricionista.
Por que não focar no peso?
E se você já leu essas postagens, vamos ao que interessa.
Um conceito que eu utilizo muito no consultório é o do Peso Setpoint (conceito com o qual eu entrei em contato pela primeira vez lendo o livro Health at Every Size, da Linda Bacon). Se você nunca ouviu falar nesse conceito até agora, eu vou te explicar...

O Peso Setpoint
A primeira coisa que você tem que saber é que seu corpo não é burro (isso mesmo). Seu peso e apetite são regulados por vários fatores, como consumo alimentar, estresse, atividade física, emoções, sono, sinais do seu trato gastrointestinal...
Se você lembra das aulas de biologia da escola, vai saber que nosso corpo gosta muito de manter a homeostase (uma palavra mais técnica para equilíbrio). Com o peso, não é muito diferente.
Imagine uma dessas ligas de cabelo da figura. Se eu tentar esticar muito essa liga ou diminuí-la, qual será a tendência da liga?
Isso mesmo, voltar ao seu tamanho inicial.
Mas, o que ocorre se eu constantemente ficar "brincando" com a liga, puxando-a e esticando-a?
Ela tende a perder sua forma original..
Tá, Mari, mas o que isso tem a ver com o meu peso?

Assim como a analogia da liga que se estica, fazemos com nosso corpo quando entramos e saímos de dietas. Ele tende, inicialmente, a buscar o equilíbrio e manter esse peso. Fazemos dietas, mas parece que o corpo sempre tende a voltar pro peso inicial, não é mesmo?
O peso de setpoint é esse peso (tá mais pra faixa de peso) pro qual nós "voltamos" a cada dieta...
Qual a grande questão nisso tudo?
A gente estica demais a liga fazendo várias dietas. E uma hora, esse mecanismo de voltar ao equilíbrio começa a falhar, e o nosso peso setpoint muda. Isso por que o corpo vê essas dietas como um estresse (do tipo: socorro, por que eu estou ficando sem comida???? preciso estocar!!), e tenta se proteger acumulando mais gordura.
Pois é.
O que acaba acontecendo é que, a cada dieta, mexemos com esse setpoint, que pode ir ficando cada vez mais alto... e voltar ao setpoint inicial torna-se cada vez mais difícil (em alguns casos, não dá mesmo pra voltar).
E aí, ficamos nos martirizando e buscando sempre um peso menor, sendo que às vezes não utemos como lutar contra isso. O corpo não tem uma capacidade interminável de perder peso. Uma pessoa que faz bariátrica, por exemplo, pode perder bastante peso e nunca chegar ao IMC de Eutrofia (aquele considerado "normal", entre 18,5-24,9) .

E AGORA, MARI?
Então... não acho que o IMC pode ser totalmente descartável. Ele serve pra muitos estudos populacionais. Mas, algumas pessoas não vão conseguir entrar nesse padrão, por vários motivos. Prefiro então, trabalhar com o peso de setpoint.
MAS COMO EU CALCULO ESSE PESO, MARI?? SOCORRO!
Então, não calcula. Você simplesmente descobre a faixa de peso que é sua faixa saudável/possível/de equilíbrio. E pra isso, é preciso duas coisas: autoconhecimento e confiança no corpo.
O peso setpoint é aquele que você mantém quando respeita seus sinais de fome e saciedade, come de forma equilibrada, se exercita com regularidade, não restringe demais a alimentação (nem exagera demais, ou come sempre em resposta a seus sentimentos), tem um sono e níveis de estresse ok... é a faixa de peso mais saudável pra você! E pode ser que esse peso esteja dentro da faixa de IMC considerada "normal", mas talvez não esteja. Mas isso não quer dizer que você não possa buscar, dentro das suas condições, promover sua saúde.
Pois é.
Essa é a tal da promoção da saúde em todos os tamanhos.
Por que você não escolhe, simplesmente, o quanto seu corpo irá pesar. O peso será um reflexo de várias coisas, e muitas delas (como ambiente, genética, hereditariedade, patologias, medicações...) não estão sob seu total controle. Corpo não é massinha de modelar!
Quer saber mais sobre o assunto?
Recomendo o livro da canadense Linda Bacon
Health at Every Size.
Por Mariana Ribeiro
Nutricionista
Comments