Uma palavra sobre comer emocional
- débora araújo
- Oct 22, 2019
- 1 min read
Já trouxemos aqui algumas características de um episódio de comer emocional disfuncional. (Ver em https://www.wix.com/dashboard/01170754-87d7-40a4-8e21-b9b40715b8e0/blog/5da5cff34295a200172793c1/edit )
Mas o que fazer quando identificar então que estamos “comendo nossas emoções?”
Irei propor aqui algumas dicas de estratégias para diminuir as chances de um episódio que você venha a se arrepender depois.
Sabe aquele momento do dia que você se sente entediada e a comida tem a funçâo de passar o tempo? Ou aquele contexto que você está ansiosa e a comida tem a função de ocupar seus pensamentos para que você mude o foco?
Pois é, essas perguntas acima são a chave para você descobrir o que fazer ao invés de buscar um alimento naquele momento.
-> Busque o PORQUÊ você está comendo, já que não é fome.
-> Perceba quais outros comportamentos podem exercer esse mesmo papel.
Assim,
-Se você busca distração na comida, o que pode te distrair no dia a dia? Um filme, um livro?
-Se você busca conforto, uma conversa com amigo te ajudaria? Meditação?
-Se você está ansiosa, busca algo que exija que você fique ATIVO naquele momento. Já tentou atividades manuais? E Exercícios de respiração?
Antes de tomar qualquer atividade, PARE! Perceba o que está passando pelo seu corpo no momento. Reflita sobre como foi o seu dia. Saia do ambiente. Somente então tome alguma atitude.
Cada pessoa tem uma forma única de lidar com as emoções. Identifique o que está sentindo e quais estratégias te ajudariam a li

Comments